Ouvir
Programa Mais Hortas

Lançado em 2023/2024, o Programa “Mais Hortas” visa o apoio do Município à criação, revitalização e dinamização de 10 hortas pedagógicas (por ano lectivo) em estabelecimentos de ensino, instituições ou associações com atividades pedagógicas. 

 

Com a duração de 4 anos letivos, o apoio compreende a orientação técnica para a criação e desenvolvimento de hortas, a preparação inicial do terreno e a eventual cedência de solo e biocomposto, bem como a formação em agricultura biológica e compostagem caseira direcionada para os responsáveis pela dinamização e manutenção das novas hortas. O “Mais Hortas” tem uma forte vertente educativa, que inclui três sessões pedagógicas por ano letivo a que se somam ações complementares sobre gestão da água e biorresíduos.

 

Todos os anos, o Município abre inscrições para as escolas interessadas se candidatarem a este apoio. A primeira fase de candidaturas (2023/2024) encontram-se encerradas.

 

A segunda fase de candidaturas (2024/25), irão abrir em setembro de 2024. Para conhecer em primeira mão estas e outras informações, sugerimos a subscrição da Eco Agenda.

 

As Condições de Participação, que podem ser consultadas aqui, passam pela necessidade de os candidatos apresentarem um plano de ação detalhado para a sustentabilidade da horta, onde a autonomia, capacidade de implementação, dinamização e de sucessão da horta são valorizados e suportados em boas práticas. A candidatura deve ainda incluir um projeto pedagógico de utilização da horta que promova a partilha de conhecimento e a participação ativa dos utilizadores da horta na produção biológica e na defesa dos ecossistemas.

 

O Programa “Mais Hortas” preconiza a valorização dos espaços escolares e a aprendizagem ativa, promovendo a biodiversidade, a produção agrícola sustentável e a alimentação saudável.

 

 

Notícias sobre a primeira fase de candidaturas aqui:

 

https://www.porto.pt/pt/noticia/municipio-incentiva-escolas-a-dinamizar-mais-hortas

 

https://www.porto.pt/pt/noticia/mais-de-1500-pequenos-agricultores-terao-mais-hortas-para-plantar-alimentos-saudaveis